sábado, 23 de fevereiro de 2013

O primeiro reclame animado

E ainda mais esta relíquia, do primeiro filme de Mário Neves como profissional, uma encomenda para a Sonasol, de 59/60.

"Chamava-se As Aventuras do Ursinho Pardo e contava a história de um urso pardo que vivia no Pólo Norte numa tribo de ursos brancos e andava muito triste porque era diferente. Depois aparece o sabão Sonasol, ele decide lavar-se e fica branco.

O filme foi todo feito na mesa da sala de jantar da nossa casa, na Rua Oliveira Martins, perto da Praça de Londres. O meu pai levantava-se tarde e trabalhava até muito tarde também. Teve lá uma pessoa a ajudá-lo na parte de decalque para acetato e pintura. A minha mãe também o ajudou na pintura. Um amigo de infância, arquitecto e ilustrador, fez-lhe os cenários. Eu só desajudava. Depois de a coisa ter sido filmada, espalhei um rolo de filme pela sala. O meu pai deu-me uma estalada, e com razão. Foi a única vez."

Mário Jorge Neves recorda o pai, Mário Neves, in "Lx60 - A vida em Lisboa nunca mais foi a mesma"


A imagem vem daqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário